Caixa Acoplada x Válvula de Descarga, qual a diferença ?

Todos nós já ouvimos falar que a bacia com caixa acoplada é mais econômica em relação à de válvula de descarga, porque gasta menos água. Até ai tudo bem ! Mas, como isso funciona ?
Cada peça de utilização ( bacia, ducha, banheira, etc) necessita de uma determinada vazão para um perfeito funcionamento. Essas vazões estão relacionadas empiricamente com um número convencionado de peso das peças. Esses pesos, por sua vez, têm relação direta com os diâmetros mínimos necessários para o funcionamento das peças.
Levando em consideração os parâmetros apresentados, a bacia com caixa acoplada apresenta uma vazão de 0,15 litros/segundo e peso relativo de 0,3; já a com válvula possuí vazão de 1,70 litros/segundo e peso relativo de 32. Sim, eu disse 32 !!
Isso significa que ao dimensionar a tubulação hidráulica, o diâmetro da tubulação que irá utilizar válvula de descarga terá que ser bem maior em relação à de caixa acoplada para dar vazão à demanda de água exigida, e além de gastar mais com água, você gastará mais com a tubulação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s